Outlook x GMail: por que você tem medo de mudar?
Outlook x GMail: ao saber que o GMail superou o Outlook em todos os critérios e tornou-se a ferramenta de e-mail preferida no Brasil e no mundo, quem ainda usa o Outlook entende que ficará para trás se não mudar mas, ao mesmo tempo, teme a mudança.
Vamos discutir aqui os prós e contras para esclarecer essa questão.

O que fez tanta gente mudar para o GMail?
Em primeiro lugar, o GMail foi criado muitos anos depois do Outlook e, portanto, é um projeto muito mais moderno, que tira mais proveito das tecnologias mais recentes.
Além disso, o GMail já nasceu na Internet, numa época em que o Outlook só podia ser utilizado em apenas um computador. Com o GMail, o usuário passou a acessar o e-mail de qualquer lugar onde tenha internet.
Finalmente, muita gente que usava Outlook ficou apavorada quando teve uma pane no computador, pois as mensagens estavam ali somente. E houve quem perdesse anos de mensagens guardadas. Já no GMail, tudo fica na nuvem, em segurança.
Por que não posso continuar com o Outlook?
Na verdade, você pode. Mas é como continuar andando a cavalo quando todo mundo anda de carro. Você pode até estar super acostumado com o cavalo, mas não faz muito sentido continuar com ele, já que existe opção bem melhor.
O que eu ganho mudando de Outlook x GMail?
- mobilidade: acessa seu e-mail de qualquer computador, pelo navegador e não fica mais preso ao seu computador.
- espaço: seu espaço disponível será multiplicado muitas vezes, para você não ter mais que ficar apagando mensagens que queria guardar.
- comodidade: aquele tempo perdido administrando Spam (mensagens indesejadas), fica todo ele por conta do GMail, através de um controle espetacular nessa área.
- segurança: se seu computador parar, quebrar, incendiar, não importa. Suas mensagens estão bem guardadas.
- competitividade: as grandes empresas são aceleradas na tecnologia. Você não vai querer ficar no atraso e ver seus concorrentes e clientes falando a mesma língua e deixando você de fora.
- praticidade: não precisa mais se preocupar em fazer backup.
- colaboratividade: O GMail se integra com as demais ferramentas do pacote GSuite do Google, que tem agenda, editor de textos, planilhas, apresentações, etc. Tudo online e colaborativo.
- economia: o que você gasta com um disco rígido a mais, com programas de backup, ou pagando licença de software, guarde para a pizza do fim de semana ou para suas viagens com a família.
- tranquilidade: não conte para ninguém, mas ainda tem MUITA gente que usa cópia não legalizada do programa. Com o GMail você está totalmente dentro da lei, evitando multas que equivalem a meses de faturamento da sua empresa.
O que eu perco mudando de Outlook x GMail?
Perde o lugar ‘quentinhho’ da sua zona de conforto. É a única razão pela qual alguns usuários ainda não optaram por melhorar de vida.
Além disso, quem está acostumado com o Outlook, sabe de cor onde está cada botão, função ou pasta. Por isso, crê que mudar vai exigir muito tempo de aprendizado.
Acima de tudo, a verdade é que, com coisa boa, a gente se acostuma logo.
E seu eu mudar e não gostar?
Tem como voltar.
Para ser bem franco, já participamos de milhares de processo de migração e tivemos dois casos de usuários que não se adaptaram ao mudar Outlook x GMail.
Portanto, nesses dois casos, demos o suporte necessário para fazer o caminho inverso. Sentimos por eles, mas ajudamos. 🙂
Quando eu mudo, eu perco todas as minhas mensagens?
Não. Nosso processo prevê portar todas as suas mensagens, contatos e compromissos para a nova plataforma.
Como resultado, quando você acessa pela primeira vez o novo sistema, está tudo lá, com a mesma estrutura de pastas que você tinha no Outlook.
A diferença é que passará a ter novos recursos que não tinha antes, que portanto tornarão o seu trabalho mais produtivo.
Meu endereço de e-mail vai mudar?
Não!
É importante esclarecer bem essa questão.
Quem tem uma conta PESSOAL no GMail, tem um endereço do tipo seunome_maisalgumacoisa@gmail.com.
Já no e-mail empresarial, é diferente, você continuará usando o mesmo e-mail da empresa que usa hoje, sem nenhuma alteração.
Para quem se corresponde com você, não muda nada. Para você, também continua igual o seu endereço, o que muda é só o programa que você usa para gerenciar suas mensagens, e as vantagens que vêm junto com ele.
Conclusão
Depois de demorar anos acomodada nas mesmas versões de Outlook e perder terreno para o Google, a Microsoft acabou indo para a Internet também, mas esse atraso criou uma diferença tecnológica que pode levar muitos anos para compensar.
Por isso, aqueles usuários que hoje utilizam o Outlook estarão mais bem equipados para um cenário que exige o melhor de cada um de nós se fizerem a migração para as ferramentas do Google, como o consagrado GMail.
Portanto, venha fazer essa troca Outlook x GMail, que a gente ajuda!
Veja outras dicas já publicadas aqui sobre o GMail.
Quer implantar o GMail na sua empresa sem mudar o seu atual endereço de e-mail?
Consulte!
Deixe um comentário