Datas em planilhas: 3 dicas práticas para usar agora

Compartilhe

Lidar com datas em planilhas pode ser um desafio mas, ao mesmo tempo, implica extrair um dos melhores recursos que a planilha oferece, deixando, portanto,  seu trabalho mais produtivo. Primeiramente, seguem 3 exemplos de como lidar com datas em planilhas que são simples mas muito úteis, utilizando as planilhas do Google, as quais você ainda acessa de onde estiver, porque funcionam online.

1) Comparando duas datas em planilhas

É comum fazermos cálculos com datas, porque é preciso em variadas situações na empresa:
  •  diferenças salariais em dado período
  •  composição de juros por recebimento em atraso
  •  duração de um evento
  •  reserva de passagens aéreas
Da mesma forma, nessas e em outras situações haverá a necessidade de indicar se a data ainda vigora ou se já passou, o que a planilha do Google faz sozinha para você, com uma fórmula simples:
Datas em planilhas do Google
Esta é a fórmula, na célula E7:  =SE(D7>=E4;”ativo”;”inativo”) Parece complicado? Vamos descomplicar: Se o conteúdo da célula D7 (data do evento) for maior ou igual ao da célula E4 (data de hoje), exiba a palavra ‘ativo’. Do contrário, a data já passou, exiba a palavra ‘inativo’. Consequentemente, numa lista de eventos, por exemplo, você saberá facilmente quais já foram realizados e quais estão em andamento. E ainda é possível formatar isso automaticamente com cores diferentes, mas isso você pode ver neste nosso outro post.

2) Exibindo a data atual

Da mesma forma, uma mesma data, armazenada numa célula, pode ser exibida de diferentes formas em sua planilha. Certamente você quer exemplos, então veja:
Datas em planilhas do Google
Data completa:  fórmula: =HOJE()    //resultado: 07/08/2018 Só o dia:  fórmula: =DIA(HOJE())    //resultado: 7 Só o mês:  fórmula: =MÊS(HOJE())    //resultado: 8 Só o ano:  fórmula: =ANO(HOJE())   //resultado: 2018

3) Convertendo data numérica para extenso

Do mesmo modo, você pode querer que a sua data seja exibida por extenso. Portanto, deixe que a planilha se encarregue disso:
Datas em planilhas do Google
fórmula em E6: =HOJE()   //resultado: 07/08/2018 fórmula: =TEXTO(E6;”DDDD”)   //resultado: terça-feira fórmula: =TEXTO(E6;”MMM”)   //resultado: ago fórmula: =TEXTO(E6;”MMMM”)   //resultado: agosto Um observador mais atento irá notar que, se essa fórmula acima converte uma data qualquer em seu respectivo dia da semana, como resultado você terá isso automaticamente em sua planilha sem precisar consultar o calendário para saber em que dia da semana cairá determinado evento. Certamente é um recurso poderoso, não?   Veja mais exemplos de como explorar o poder das planilhas do Google a seu favor. Finalmente, se quiser se aprofundar ainda mais no assunto planilhas do Google, talvez se surpreenda com a quantidade de funções disponíveis aqui.
Planilhas inteligentes mudam totalmente a sua empresa. Por isso, a Netbit Pro desenvolve planilhas inteligentes para você fazer mais gastando menos. Consulte!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *